Categoria: Carros

A cor do carro pode afetar o consumo de combustível?

Descubra como a cor do veículo pode influenciar nos seus gastos com combustível  

 

A cor da carroceria de um veículo vai muito além da estética e beleza. Embora a grande maioria não perceba, ela pode ter um efeito direto sobre o consumo de combustível. Esse impacto ocorre principalmente devido à maneira como diferentes cores absorvem ou refletem a luz solar, afetando a temperatura interna do veículo.  

Quando um carro é exposto ao sol, uma cor mais escura, como o preto ou azul marinho, tende a absorver mais radiação solar, aumentando a temperatura interna. Já as cores mais claras, como branco, prata e cinza, refletem mais a luz, mantendo o interior do carro mais fresco. 

Mas qual a relação entre calor e consumo?  

Carros com cores escuras não apenas absorvem mais calor, mas também exigem mais do ar-condicionado, principalmente em dias quentes. Quanto mais calor dentro do carro, mais o sistema de climatização precisa trabalhar para resfriar o ambiente, o que resulta em um maior consumo de combustível.  

Em contrapartida, os carros com cores mais claras, quando expostos ao sol, exigem menos esforço do ar-condicionado, fazendo com que menos combustível seja gasto. Embora o impacto possa parecer pequeno, em viagens diárias ou durante o verão, essa diferença pode acumular e refletir em um consumo maior de gasolina.  

Para provar essa tese, um estudo realizado pelo Berkeley Lab, na California, comparou dois modelos idênticos de Honda Civic, um pintado de preto e outro pintado de prata, expostos ao sol por uma hora. Como resultado, o Honda Civic prata estava com uma temperatura interna entre 5°C e 6°C mais baixa do que o Civic preto.  

Assim, o carro prata teria o uso do ar-condicionado reduzido em 13% em comparação com o carro preto, tornando-se assim mais econômico.  

 

A cor do carro e o meio ambiente 

Além de ser mais econômico, escolher um carro de cor mais clara pode ser uma decisão que ajuda o meio ambiente. Carros que exigem menos uso do ar-condicionado, emitem menos gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO₂) e óxidos de nitrogênio, que é liberado na queima de combustível. Dessa forma, não é só a economia que está em jogo, mas também questões ambientais importantíssimas.