Categoria: Carros
Aprenda a importância de manter o nível correto de água no sistema de arrefecimento do seu carro e saiba como fazer essa verificação de forma simples e eficaz
O sistema de arrefecimento é uma das partes mais importantes do seu veículo, sendo muitas das vezes ignorado até que um problema mais grave aconteça. Ele é responsável por garantir o bom funcionamento do motor, e embora não seja tão nítido, exerce um papel importantíssimo, mantendo a temperatura ideal do propulsor e evitando assim, seu superaquecimento.
Quando o motor trabalha, ele gera uma enorme quantidade de calor, que, se não for controlado adequadamente, pode comprometer o desempenho e a vida útil do veículo. E é aí que entra o líquido de arrefecimento, uma mistura de água desmineralizada e aditivo, que circula por diversas partes do motor com o objetivo de regular a temperatura e prevenir a corrosão interna das partes metálicas do carro.
Como verificar o volume de água do sistema de arrefecimento?
Agora que entendeu a importância do sistema de arrefecimento, vamos ao que interessa: como verificar o volume de água e garantir que seu carro rode em boas condições sempre.
1. Faça a verificação com o motor do veículo frio: antes de verificar o nível do fluido de arrefecimento, é fundamental que o motor esteja desligado e esfriado. Isso porque o motor quente altera o nível da água, podendo também causar um acidente por conta da temperatura.
2. Localize o reservatório de expansão: verifique no manual do carro onde está o vaso de expansão do arrefecimento do seu carro.
3. Confira o nível da água: ao olhar para o reservatório, verifique o nível do fluido. A grande maioria dos reservatórios tem uma marcação que indica o nível mínimo e máximo do líquido; ele deve estar localizado entre essas marcações.
4. Complete o líquido se necessário: se o nível de água estiver baixo, adicione o líquido de arrefecimento adequado para o seu modelo de carro, respeitando as especificações do fabricante, para garantir que está utilizando o tipo correto de fluido.
5. Inspecione possíveis vazamentos e quedas rápidas de nível: caso o nível de água do arrefecimento esteja constantemente baixo, é importante verificar se há vazamentos no sistema. Entre os intervalos de troca, não é normal o nível de fluido cair tanto. Se necessário, leve o veículo a um mecânico de confiança.
6. Revise regularmente: o ideal é que você faça a verificação do sistema de arrefecimento periodicamente, especialmente antes de viagens longas. Esse simples cuidado pode evitar que você enfrente problemas graves com o motor, mantendo seu bom desempenho.
Agora que você já sabe como verificar o volume de água do sistema de arrefecimento, aproveite para sempre ficar de olho, e realizar essa manutenção com frequência. Um pouco de atenção pode fazer toda a diferença na vida útil do motor do seu carro, na sua experiência ao volante e, claro, no seu bolso.