





Categoria: Carros
Aprenda como pequenos hábitos ao volante podem reduzir o consumo de combustível e ajudar a economizar no dia a dia
Você sabia que mudar alguns hábitos ao dirigir pode resultar em uma grande economia de combustível? Às vezes basta ajustar a forma como dirigimos para ver uma grande diferença no bolso no final do mês.
O que muitos motoristas acabam não percebendo, é que o modo como aceleramos, freamos e até a forma de planejar nossas viagens pode impactar diretamente no consumo de combustível do carro - muitas vezes mais do que imaginamos.
Se está buscando reduzir seus gastos, temos boas notícias! A seguir, compartilhamos diversas dicas simples e eficazes para que você possa aproveitar ao máximo seu tanque.
Evitar acelerações bruscas e frenagens fortes: acelerar rapidamente ou frear de forma agressiva, exige muito do motor, aumentando o gasto de combustível.
Dirigir de forma suave, acelerando e freando levemente, evita o alto consumo e o desgaste do motor.
Manter velocidade constante: alterar a velocidade constantemente, seja por conta do tráfego ou para realizar ultrapassagens, fazem o motor trabalhar mais.
Ao manter a velocidade, o motor trabalha de forma mais estável e linear, encontrando sua melhor faixa de atuação, que é mais eficiente e reduz o consumo.
Usar a marcha correta: para aqueles que possuem um carro manual, dirigir com o motor em rotações altas exige mais combustível. Trocar para marchas mais altas, quando possível, e manter rotações em níveis intermediários diminui o esforço do motor e, consequentemente, o consumo. Faça você mesmo sua velocidade de cruzeiro.
Manter os pneus calibrados: pneus descalibrados aumentam o atrito com o asfalto, forçando o motor a trabalhar mais para tracionar. Pneus calibrados reduzem o atrito, permitindo que o carro se mova de forma mais fácil e eficiente.
Evitar o uso excessivo do ar-condicionado: o ar-condicionado sobrecarrega o motor, aumentando o consumo de combustível. Usar o ar-condicionado apenas quando necessário, evitando andar com ele ligado sem necessidade, ajuda a economizar.
Mas se você é do time que não dispensa esse item, vale lembrar que algumas condições podem te ajudar. Ter os vidros escurecidos (dentro da lei, é claro) e utilizar o modo de recirculação do ar da cabine, pode reduzir os esforços do motor para manter o habitáculo frio (ou quente).
Não sobrecarregar o carro: carregar peso excessivo no veículo aumenta a demanda do motor, fazendo com que ele precise trabalhar mais para mover o carro. Retirar objetos desnecessários do carro e evitar excesso de peso, reduz a carga sobre o motor.
Planeje suas viagens: percursos longos e com trânsito intenso fazem o carro gastar combustível devido ao tempo parado ou acelerações constantes. Planejar suas viagens, evitando horários de pico e otimizando rotas, ajuda a reduzir o tempo de uso do carro.